sábado, 10 de dezembro de 2016

Festas Judaicas - Chanuká

Chanuká
Resultado de imagem para Chanuká
Chanuka significa consagração. Comemora a consagração do templo em Jerusalém por Judas Macabeu, seus irmãos e suas tropas. Esses rebeldes venceram e expulsaram da Terra Santa os exércitos sírios, que eram superiores e representavam o Império Romano.
A história conta que quando Judas e suas tropas limparam o Templo e o colocaram em ordem para o culto, eles quiseram acender a menorá (lâmpada do templo), mas só encontaram óleo consagardo para um dia, não havendo o suficiente para durar a comemoração que seria de oito dias. Milagrosamente, a vela permanesceu acesa durante oito dias, havendo tempo suficiente para preparar o óleo que manteria a vela ascesa após esse período. Por isso, celebra-se o dia santo durante oito dias, e acende-se um candelabro de Chanuka de oito braços. Há oito chamas no candelabro, e mais uma usada para acender as outras. O candelabro é usado apenas como enfeite, e sua luz não pode ser usada para ler, nem para examinar coisas. A este candelabro denominamos Chanukiáh.

Há o costume de neste dia, se jogar um jogo chamado "dreidel", que consiste de um pião que dependendo do lado que ficar para cima, o jogador ganha prêmios, em geral nozes e balas.

A doação de presentes am Chanuka, possui uma longa tradição em certo sentido: doação aos pobres, seja de dinheiro ou alimentos, e é uma importante prática no Chanuka.

Curiosidades:

O Sevivon (ou dreidl, "pião") é um brinquedo característico de Chanuca, pois o fazemos girar segurando-o pela haste da parte superior, porque o milagre de Chanuca se deu de cima para baixo, ou seja, transcendeu a natureza.
Macabi, o grito de guerra adotado pelos Macabeus, é o acróstico de "Mi camocha BaElim HASHEM" - "Quem entre os deuses pode se comparar a D'us?" ( Êxodo 15:11), que se refere à grandeza da fé, como arma no campo de batalha.

Durante os 8 dias de Chanuca, acendemos 36 velas (além do Shamash). Essas correspondem às 36 horas da Criação, quando uma luz de características especiais cobriu o universo. Essa luz espiritual de grande intensidade, foi ocultada da vista dos seres humanos, mas ainda existe na Torah e que, por essa razão, em aramaico se chama Oraita - fonte de luz. Em cada geração essa luz é percebida por 36 homens justos (lamed vavniks) pelo mérito dos quais se mantém o mundo, por mais que suas identidades sejam desconhecidas.
Chanuca significa inauguração e se refere ao Templo, mas se dividimos a palavra em duas partes: Chanu (acampou) e Cá (formada pelas letras Chaf e Hei, cujo valor numérico é 25, data em que se celebra Chanuca) há outro significado: em 25 de Kislev, Israel acampou e descansou depois da vitória sobre seus inimigos.
A palavra Tzion em hebraico formada pela letra Tsadi e pelas letras Yud, Vav e Nun com as quais se escreve Yavan, que significa Grécia, implica a superioridade do tzadik, do espírito de Israel, sobre o materialismo da Grécia.
As pessoas são como as velas, que dissipam a escuridão. Uma pode iluminar um canto, muitas podem iluminar o mundo inteiro.
O Shamash é a vela que serve para acender as demais, já que as próprias velas de Chanuca, por representarem a luz interior, não podem ser usadas, nem sequer para iluminar o ambiente. Isso simbolicamente o torna "o ajudante" que recebe o nome de Shamash.
Enquanto as velas de Chanuca estão acesas, as mulheres não costumam fazer nenhum trabalho, para comemorar a heróica participação, física e espiritual, dessas heroínas e da geração de mulheres que se rebelaram contra os valores e a opressão grega, preservando assim o Judaísmo.
Em Israel encontra-se a "aldeia dos chashmonaim', localizada nas proximidades da cidade de Modiin, a somente 20 minutos de Jerusalém. Ali pode-se vivenciar a vida cotidiana da época dos Macabeus. Faz-se demonstrações do pastoreio, cunhagem de moedas e extração do azeite de oliva.
Yavan (Grécia) foi o quarto dos sete filhos de Yefet, filho de Noé e portanto neto deste. A palavra Yefet deriva-se da palavra yofi (beleza em hebraico); D'us lhe deu o domínio sobre a beleza (estética) e a sabedoria (materiais) e portanto a Grécia se distinguiu por tal filosofia, arquitetura e retórica.
Nem só de Macabeus se faz Chanuca. Chanuca também contou com duas destacadas heroínas: Yehudit e Chana.

Nenhum comentário: