sábado, 10 de dezembro de 2016

Festas Judaicas - Shabbat

Festas Judaicas
Resultado de imagem para Shabbat
Shabbat
A Torá afirma que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, ordenando-nos assim que descansássemos também. No Shabbat, é proibido trabalhar. Ele começa no por do sol de sexta-feira e termina no por do sol do sábado, isto por que o dia, de acordo com o calendário judaico começa ao por do sol. O Shabbat é o ponto central da vida de um judeu, é o dia mais importante, superando o 'Yom Kippur' . Durante séculos, os judeus descansam no sábado, famílias se reúnem, tem suas refeições reunidos, rezam reunidos, em fim são uma família.
Temos que considerar, agora, o mandamento negativo ("não farás nenhuma obra") que nos diz o que não podemos fazer no Shabbat.
- Não é permitido trabalho, ou qualquer coisa que provoque esforço.
- É proibido escrever, ou fazer marcas permanentes sobre qualquer coisa.
- Negócios são proibidos, incluisive tocar em dinheiro.
- É proibido acender fogo.
- É proibido cozinhar.
- É proibido rasgar, cortar e alterar a forma de qualquer coisa, inclusive papel.
- É proibido viajar em qualquer tipo de veículo ou animal (inclusive elevador, existem elevadores que são ajustados de modo a parar automaticamente em cada andar do edifício.).
- É proibido tocar em instrumentos musicais, assim como praticar esportes.
- É permitido tomar banho, porém as regras para o banho no Shabbat são tão complicadas que tornou-se costume não o tomar.
- A circuncisão é permitida, apesar de cortar ser proibido.
- É proibido carregar qualquer coisa para fora de casa.
- É proibido enterrar os mortos.
Resultado de imagem para Shabbat
Há ocasiões que o Shabbat pode e deve ser rompido: para salvar a vida de alguém, para dar assistências aos enfermos, e para emeregências nacionais e serviço militar.

Porém existem certas dúvidas quanto a estas regras, por exemplo existem muitas discussões se pode-se dirigir para se chegar a uma sinagoga, caso seja humanamente impossível chagar a pé. Outras dúvidas são em torno dos esporte, se estes podem ser praticados com intuito de diversão. O uso de eletricidade é outra coisa que causa muita controvércia.

Essas proibições só terão sentido caso se comprienda o significado do 'Shabbat'. O 'Shabbat' além de ser um dia de descanso, é também, um dia de engrandecimento pessoal. A idéia deste dia é de se quebrar o cotidiano, sem cair no marasmo; é, portanto, um dia em que não se deve ter obrigações, porém não se deve, por exemplo, passar o 'Shabbat' deitado na praia.
Um bom exemplo do espírito do 'Shabbat' veio de um caso de uma pessoa que perguntou a um rabino se ela podia tocar piano durante o 'Shabbat' - a resposta foi: se você toca piano durante os outros dias da semana, não. Porém, se você nunca toca piano, e isto será para você algo de engrandecimento pessoal, então, sim.

Nenhum comentário: